quarta-feira, 13 de junho de 2012

Manutenção! Troca do parafuso do enrolador da genoa!

No final do ano passado levamos o Black Swan para trocar os toldos na TLALOC.

Aconteceu que quando estávamos chegando em São Paulo já, o telefone tocou e era o Dalmo. Muito preocupado com o parafuso do enrolador de genoa que estava quebrado.

Apareceu uma grande trinca por ante a vante do parafuso. Naquele sábado tínhamos inspecionado o equipamento e não tínhamos visto a trinca. Embora muito aparente, a posição da trinca na proa ficava difícil de ser vista se não fosse por fora do barco. E foi isso que aconteceu. Paramos no pier da Tlacloc com ele de proa e aí o Dalmo viu quando foi subir no barco, quase que por acaso.

Olha o tamanho da trinca. Imagina chamar o mastro no burro hidráulico com este quebrado aí no parafuso do enrolador. Pois tinha sido justamente isso que fizemos indo velejando na orça até o Bracuhy! E MUITO!


A solução foi mandar fazer outro parafuso na Nautos. Encomendado com todo o carinho e ficamos esperando que o coeficiente náutico de previsão (de 3 a 5 vezes o tempo e o dinheiro, seja lá qual for a estimativa inicial!!!) não falasse muito alto desta vez. Ficou em duas!
O Dalmo acabou tendo que ir instalar o parafuso com o Black Swan já em Paraty de volta.

Depois da instalação saimos para velejar e o mastro parecia caído para trás demais. a luva feita era maior do que a original e isto aumentou uns 5 cm no brandal de proa. O mastro deitou tanto para trás que quebrou o móvel interno.
Mais uma visita ao Bracuhy e está quase perfeito.

Para saber se não tinha mais nada de errado, refizemos a inspeção toda. Subi ao mastro e chequei todos os itens. Tudo perfeito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário